Uso terapêutico do Canabidiol
Muitos já ouviram falar, alguns já pesquisaram a respeito, mas poucos ainda estão atualizados com relação à essa nova promessa terapêutica que é o Canabidiol (ou CBD). Bom, trata-se apenas de uma substância, dentre as centenas encontradas em um tipo específico de planta, que é utilizado para fins terapêuticos, assim como tantos outros medicamentos o são. Sendo assim, não há motivo para se embasar um preconceito contra esta planta que pode ser tão benéfica.
O uso do Canabidiol em tratamentos
A aplicação deste produto se dá nas mais diversas comorbidades neuropsiquiátricas por meio da modulação do sistema endocanabinóide, um sistema endógeno (do nosso próprio corpo) responsável por regular várias funções no nosso organismo.
Dentre as comorbidades que podem se beneficiar do uso do Canabidiol encontram-se:
– Epilepsias de difícil controle;
– Insônia;
– Transtornos de humor (ansiedade e depressão);
– Modulação de dor crônica;
– Casos de quadros demenciais como Alzheimer, Parkinson, dentre outros.
Regulamentação do uso do Canabidiol no Brasil
No Brasil, a regulamentação pela Anvisa tem passado por algumas modificações atualmente. Destaco que, nos dias atuais, há a liberação da produção do produto no Brasil por algumas indústrias farmacêuticas específicas, apesar de ainda necessitar da importação da matéria prima. Portanto, há sim produtos brasileiros disponíveis para comercialização nas farmácias. Obviamente apenas mediante prescrição médica com sua devida indicação e dose a ser respeitada. Infelizmente há também no mercado produtos de baixa qualidade, nos quais é difícil inferir a quantidade exata dos compostos disponíveis em cada lote. Portanto, é necessário sempre procurar seu médico antes de iniciar um tratamento.
Há muito o que se estudar sobre a aplicação terapêutica do Canabidiol, mas boas evidências estão em voga e seu uso na prática tem trazido alívio para inúmeros pacientes e familiares que sofrem com determinadas comorbidades. Quem sabe você ou alguém que ama poderá se beneficiar de tal tratamento. Contem comigo para qualquer esclarecimento. Será sempre um prazer!
ATENDIMENTO EM BH
DR. VICTOR CINTRA
CRM 73094
- Médico pela UFMG
- Especialista em Neurologia pelo HVC, BH
- Membro da ABN (Academia Brasileira de Neurologia)
- Membro do corpo clínico de Neurologia dos Hospitais Lifecenter e Vera Cruz
CONTEÚDOS DO BLOG
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR:
A enxaqueca tem tratamento?
ENXAQUECA Se você nunca teve, com certeza conhece alguém que sofre desse terror chamado enxaqueca. Pois bem, digo terror pois apenas quem já passou por
Bloqueio Anestésico no tratamento da Cefaleia / Dor de Cabeça
Quando é indicado o bloqueio anestésico como tratamento para Cefaleia? Alguns pacientes com determinados tipos de cefaleia acabam por manter o quadro de dor de