O QUE É TDAH?
O Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um tema que tem tido cada vez mais repercussão. Muitos de vocês já devem ter se questionado se teriam ou não esse diagnóstico, haja vista que o acesso à informação permitiu a boa parte da população se inteirar sobre os sintomas presentes nesse transtorno e se viram apresentando um ou vários deles. Tais achados são realmente mais comuns do que imaginamos. Destaco aqui alguns como a dificuldade em manter a concentração com desvio fácil da atenção, esquecimentos frequentes, dificuldade em se manter quieto tendendo a hiperatividade, dentre vários outros.
É importante pontuar que obedecer a todos os critérios sintomáticos não necessariamente implica que o paciente teria TDAH. Em alguns casos pode se tratar de algum outro distúrbio neuropsiquiátrico como Transtorno Depressivo ou Transtorno de Ansiedade e/ou alterações metabólicas que podem justificar tais sintomas cognitivos como dificuldade de concentração e memória ruim. Nesses casos, há a possibilidade de reversão, tratando corretamente o fator causal.
ENTÃO COMO SABER SE EU TENHO TDAH?
O primeiro ponto a ser notado é avaliar retrospectivamente, ou seja, olhar para a infância e checar se houve repercussão também nesse período. Apesar de alguns notarem os sintomas na idade adulta, eles geralmente se iniciam na faixa pediátrica. Com a maturidade o paciente tende a tentar driblar tais problemas, mas nem sempre consegue e quando o faz é sempre a altos custos.
Uma vez diagnosticado deve ser tratado! Há bons medicamentos que trazem um benefício imenso para alguns pacientes. Porém, ao contrário do que muitos pensam, o remédio não é milagroso. Sem sombra de dúvidas o tratamento psicoterápico é fundamental para a melhora clínica do paciente.
Os sintomas de TDAH podem levar a rótulos depreciativos e repercussões neuropsiquiátricas com traumas psicológicos. Portanto, não se deve jamais subjugar uma queixa cognitiva. Independente do caso deve ser avaliado minuciosamente a fim de se encontrar uma solução adequada. Procurar um Neurologista para tal avaliação é fundamental.
ATENDIMENTO EM BH
DR. VICTOR CINTRA
CRM 73094
- Médico pela UFMG
- Especialista em Neurologia pelo HVC, BH
- Membro da ABN (Academia Brasileira de Neurologia)
- Membro do corpo clínico de Neurologia dos Hospitais Lifecenter e Vera Cruz
CONTEÚDOS DO BLOG
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR:
Como fazer uma boa higiene do sono? 14 Dicas para uma Boa noite de Sono.
Higiene do Sono Seu sono deve sempre ser uma atividade de reparação e restauração do corpo e mente. Se não o é atualmente, há várias
Uso terapêutico do Canabidiol
Uso terapêutico do Canabidiol Muitos já ouviram falar, alguns já pesquisaram a respeito, mas poucos ainda estão atualizados com relação à essa nova promessa terapêutica
Bloqueio Anestésico no tratamento da Cefaleia / Dor de Cabeça
Quando é indicado o bloqueio anestésico como tratamento para Cefaleia? Alguns pacientes com determinados tipos de cefaleia acabam por manter o quadro de dor de