O QUE É TDAH?
O Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um tema que tem tido cada vez mais repercussão. Muitos de vocês já devem ter se questionado se teriam ou não esse diagnóstico, haja vista que o acesso à informação permitiu a boa parte da população se inteirar sobre os sintomas presentes nesse transtorno e se viram apresentando um ou vários deles. Tais achados são realmente mais comuns do que imaginamos. Destaco aqui alguns como a dificuldade em manter a concentração com desvio fácil da atenção, esquecimentos frequentes, dificuldade em se manter quieto tendendo a hiperatividade, dentre vários outros.
É importante pontuar que obedecer a todos os critérios sintomáticos não necessariamente implica que o paciente teria TDAH. Em alguns casos pode se tratar de algum outro distúrbio neuropsiquiátrico como Transtorno Depressivo ou Transtorno de Ansiedade e/ou alterações metabólicas que podem justificar tais sintomas cognitivos como dificuldade de concentração e memória ruim. Nesses casos, há a possibilidade de reversão, tratando corretamente o fator causal.
ENTÃO COMO SABER SE EU TENHO TDAH?
O primeiro ponto a ser notado é avaliar retrospectivamente, ou seja, olhar para a infância e checar se houve repercussão também nesse período. Apesar de alguns notarem os sintomas na idade adulta, eles geralmente se iniciam na faixa pediátrica. Com a maturidade o paciente tende a tentar driblar tais problemas, mas nem sempre consegue e quando o faz é sempre a altos custos.
Uma vez diagnosticado deve ser tratado! Há bons medicamentos que trazem um benefício imenso para alguns pacientes. Porém, ao contrário do que muitos pensam, o remédio não é milagroso. Sem sombra de dúvidas o tratamento psicoterápico é fundamental para a melhora clínica do paciente.
Os sintomas de TDAH podem levar a rótulos depreciativos e repercussões neuropsiquiátricas com traumas psicológicos. Portanto, não se deve jamais subjugar uma queixa cognitiva. Independente do caso deve ser avaliado minuciosamente a fim de se encontrar uma solução adequada. Procurar um Neurologista para tal avaliação é fundamental.
ATENDIMENTO EM BH
DR. VICTOR CINTRA
CRM 73094
- Médico pela UFMG
- Especialista em Neurologia pelo HVC, BH
- Membro da ABN (Academia Brasileira de Neurologia)
- Membro do corpo clínico de Neurologia dos Hospitais Lifecenter e Vera Cruz
CONTEÚDOS DO BLOG
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR:
Esquecimentos Cotidianos ou Sinais de Alzheimer?
Esquecimento comum ou Alzheimer? À medida que envelhecemos, é natural que ocorram alterações em nossa memória. No entanto, é comum sentirmos uma certa preocupação quando
A enxaqueca tem tratamento?
ENXAQUECA Se você nunca teve, com certeza conhece alguém que sofre desse terror chamado enxaqueca. Pois bem, digo terror pois apenas quem já passou por
Como fazer uma boa higiene do sono? 14 Dicas para uma Boa noite de Sono.
Higiene do Sono Seu sono deve sempre ser uma atividade de reparação e restauração do corpo e mente. Se não o é atualmente, há várias