INSÔNIA
Você acha que dormiu o suficiente nessa semana que passou? Consegue se lembrar da última vez que acordou sem despertador se sentindo revigorado, não tendo que recorrer à cafeína? Se a resposta a qualquer dessas perguntas for negativa, saiba que você não está sozinho.
Depois da respiração, dormir é o comportamento mais característico da nossa existência e sem dúvida um dos mais intrigantes. O sono é simplesmente irresistível. Sabemos que ele nos permite restaurar as energias e voltar renovados no dia seguinte. Ele promove uma constelação de benefícios noturnos que repara tanto nosso cérebro como nosso corpo.
Sendo assim, a privação do sono pode trazer prejuízos incalculáveis à nossa qualidade de vida. Sonolência diurna, irritabilidade, dor de cabeça, falta de concentração, memória ruim, todos são desconfortos que podem ser desencadeados por uma má noite de sono. Isso mesmo, a insônia não é um transtorno que acomete apenas o período noturno. Há desdobramentos durante as 24 horas do dia. Essa inadequação pode estar na dificuldade para adormecer maior que 30 minutos, despertares noturnos recorrentes, despertar precoce (ou seja, antes do horário devido) ou um sono não reparador. Se não tratada, essa perturbação crônica do sono pode provocar efeitos deletérios no equilíbrio hormonal, imunidade, bem estar psicológico, saúde mental e cardiovascular.
A INSÔNIA TEM TRATAMENTO?
O tratamento, por sua vez, consiste primeiramente em adequar o que chamamos de higiene do sono. A chave para fazer isso passa pela reeducação de hábitos que impactam diretamente na qualidade do sono, como a estimulação noturna com aparelhos eletrônicos, a alimentação pouco saudável e a falta de exercícios físicos. Os medicamentos eventualmente podem se fazer necessários e de grande valia. Sempre com cautela e avaliando individualmente sua indicação. O uso indiscriminado pode trazer inúmeros prejuízos, inclusive, na contramão, a perpetuação da insônia.
O sono tem enorme poder regenerativo e deve ser urgentemente recuperado, protegido, respeitado e compreendido. Portanto, se você tem sentido os prejuízos das noites mal dormidas, procure um Neurologista e cheque o que há de errado e o que poderá ser feito para te trazer novamente a felicidade em dormir e viver.
ATENDIMENTO EM BH
DR. VICTOR CINTRA
CRM 73094
- Médico pela UFMG
- Especialista em Neurologia pelo HVC, BH
- Membro da ABN (Academia Brasileira de Neurologia)
- Membro do corpo clínico de Neurologia dos Hospitais Lifecenter e Vera Cruz
CONTEÚDOS DO BLOG
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR:
Como saber se meu tremor é Doença de Parkinson?
O que é um tremor involuntário? O tremor é definido como um movimento rítmico e involuntário de uma parte do corpo, geralmente das mãos, braços,
Uso terapêutico do Canabidiol
Uso terapêutico do Canabidiol Muitos já ouviram falar, alguns já pesquisaram a respeito, mas poucos ainda estão atualizados com relação à essa nova promessa terapêutica
Bloqueio Anestésico no tratamento da Cefaleia / Dor de Cabeça
Quando é indicado o bloqueio anestésico como tratamento para Cefaleia? Alguns pacientes com determinados tipos de cefaleia acabam por manter o quadro de dor de